Bobinagem Filamentar

Bobinagem filamentar consiste do enrolamento sob tensionamento de reforços fibrosos contínuos impregnados por resina na superfície de um mandril . Para isso, mechas de fibra contínua (ou filamento) são alimentadas dos seus carreteis para a máquina de bobinagem, onde são enrolados sobre um mandril num padrão geométrico predeterminado e repetitivo. A localização do filamento é guiada por um olhal de entrega de fibras que pode possuir um número diverso de graus de liberdade de movimento a depender da arquitetura da máquina.

O ângulo relativo do filamento em relação ao eixo do mandril, denominado ângulo de enrolamento, pode ser ajustado em função da geometria do mandril e das resistências e rigidezes mecânicas desejadas do material final. O tamanho e a forma gerais da peça acabada são determinados pela forma do mandril e pela espessura do laminado . Já a compactação das fibras e o volume de fibras em proporção a resina do laminado são função, dentre outros parâmetros, do tensionamento do filamento.

O equipamento de bobinagem filamentar do LEMA é capaz bobinar as estruturas compósitas axissimétricas com comprimento de até 2 m e diâmetro de 1 m. 

Pular para o conteúdo