Membros

Artem Andrianov
Professor - Coordenador do LEMA
Possui graduação e mestrado em Máquinas-ferramenta e Sistemas de Manufatura (2002) pela Universidade Nacional de Dnipropetrovsk (Ucrânia), doutorado na área de Ciência dos Materiais (2008) na mesma instituição. Atualmente é Professor Associado do Curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial e de Conversão de Tecnologias Aeroespaciais relacionada à Gestão de Detritos Radioativos e Proteção contra Radiação Ionizante, atuando atualmente nos seguintes temas: projeto e construção de equipamentos para a bobinagem filamentar, fabricação e análise estrutural de estruturas compósitas.

Manuel Nascimento Dias Barcelos Júnior
Professor
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Engenharia Aeroespacial pela University of Colorado (2006). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Aeroespacial, com ênfase em metrologia, otimização e métodos numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: tubo de choque, escoamento compressivel, incerteza de medição, transdutores de pressão, calibração dinâmica, aeroelasticidade, elementos finitos, volumes finitos, escoamento laminar, escoamento turbulento, optimização de forma, geração de malhas, processamento de dados, visualização gráfica, materiais compósitos e poliméricos e manufatura aditiva

Sergio Henrique da Silva Carneiro
Professor
Possui graduação em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1993), na área de Estruturas, e doutorado em Engineering Mechanics - Virginia Polytechnic Institute and State University (2000). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília - UnB. Foi Gerente do Projeto KC-390 na COPAC - Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, do Comando da Aeronáutica. Tem experiência na área de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, com participação em projetos de veículos lançadores e de aeronaves, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural, modelagem por elementos finitos, dinâmica estrutural, vibrações mecânicas, análise modal experimental, mecânica da fratura, fadiga, damage detection, propagação de trincas e espectro de cargas de fadiga.

Polliana Candida Oliveira Martins
Professora
Possui doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (2020), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2014) e bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) . Atualmente é Professora adjunta na Universidade de Brasília, Faculdade do Gama, atuando nas áreas de análise numérica e controle de fenômenos aeroelásticos, dinâmica de estruturas aeronáuticas, projeto conceitual de aeronaves, otimização multidisciplinar de produto aeronáutico. Atuou como professora EBTT no Instituto Federal de Goiás na grande área de Engenharia Mecânica, com foco em Projetos Mecânicos e Mecânica dos Sólidos. Foi engenheira de desenvolvimento de produto na Embraer na área de Desenvolvimento Tecnológico no grupo de Aeroelasticidade. Atualmente está credenciada no Programa de Pós Graduação em Integridade de Materiais de Engenharia, da Universidade de Brasília.
Colaboradores

Cristian Vendittozzi
Professor Colaborador
Possui graduação e mestrado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Sapienza de Roma (Itália) (2009), doutorado em Engenharia de Materiais e Matérias-primas pela Sapienza (2013), com foco em aplicações espaciais, mestrado em administração de empresas (EMBA Executive Master of Business Administration) pelo MIP-Politecnico di Milano (2014) e pós-doutorado em estruturas adaptativas para aplicações aero-espaciais pelo CIRA (Centro Italiano de Pesquisa Aeroespacial, Itália) (2019). Ele tem grande interesse na biomimética, com o intuito de desenvolver um meta-material que possa ser impresso (3D) e que possa mudar de forma se devidamente estimulado (+ 1D). Um material 4D que pode sentir as mudanças ocorrendo no ambiente operacional (pelo sistema de sensores incorporado) e reagir se adaptando (morphing) às novas condições. O estudo sobre materiais de memória de forma tem como objetivo principal desenvolver sistemas adaptativos para aplicações espaciais, tais como sistemas de desorbitação (deorbiting), velas solares e sistemas de reentrada atmosférica. Tem se dedicado às linhas de pesquisa relacionadas à área espacial e aeronáutica, em projetos de satélites e de aeronaves, mas com frequentes iniciativas em outros setores: engenharia civil (infraestrutura e transporte), monitoramento do estado do patrimônio artístico e arquitetônico; física de partículas; sistemas de diagnóstico para quantidades puras; engenharia mecânica (com aplicações automotivas e motocicletas); iates à vela de competição, que conferem um caráter multidisciplinar à produção científica dele, sempre tentando importar os conhecimentos adquiridos no setor aeroespacial (tecnologias e materiais) em outras áreas. Os temas de pesquisa estão relacionados principalmente ao desenvolvimento de estruturas e materiais inteligentes por meio de sistemas de monitoramento estrutural integrados (incorporados) aos materiais que constituem as estruturas (com o uso de sistemas sensoriais clássicos, como extensômetros resistivos, acelerômetros - ou inovadores, como FBG, sensores em fibra ótica em malha de Bragg). As principais linhas de pesquisa dele são, atualmente: 1- Desenvolvimento de sistemas de sensores em fibra ótica altamente distribuídos para o monitoramento de parâmetros críticos nas estruturas aeroespaciais. 2- Estudos sobre materiais termoplásticos de alto desempenho, obtido por fabricação aditiva (impressão 3D e 4D). 3- Estudo e desenvolvimento de sistemas dobráveis (foldable system) que podem ser utilizados para aplicações espaciais. 4- Monitoramento inteligente de infraestruturas críticas, tais como pontes, ferrovias, gasodutos e oleodutos etc. 5- Projeto e implementação de sensores fotônicos.