
Quem somos
O Laboratório de Estruturas e Materiais Aeroespaciais (LEMA) tem como objetivo principal promover no Campus Gama o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à aplicação de estruturas na área de sistemas aeroespaciais e áreas afins.
As atividades principais: construção de estruturas complexas e compósitas, quanto estáticas, tanto adaptativas; ensaios estáticos e dinâmicos; análise estrutural por métodos numéricos; fabricação com uso de máquinas CNC e também por tecnologia aditiva e bobinagem filamentar; projeto e construção de equipamento para a bobinagem filamentar; ensaios não destrutivos a ultrassom; estudo e projeto de estruturas adaptativas baseadas em sistemas morphing, para aplicações aeronáuticas, e sistemas deployable para aplicações espaciais.

Histórico
As atividades na área de estruturas aeroespaciais pelos professores do curso de Engenharia Aeroespacial são realizadas desde 2015. A criação do Laboratório de Estruturas Aeroespaciais (LEA) foi aprovada pelo Colegiado do curso de Engenharia Aeroespacial (item 9 da ata n1 de 2019). A abertura do laboratório na base do curso de Engenharia Aeroespacial foi aprovada pelo Conselho da Faculdade Gama (UnB) na centésima sexagésima sexta reunião no dia 9 de março de 2020. A cede do laboratório encontra-se nas salas 103 e 104 do prédio do Laboratório de Desenvolvimento de Transportes e Energias Alternativas (LDTEA) do Campus UnB Gama. Em 2024 o nome do laboratório foi alterado para o Laboratório de Estruturas e Materiais Aeroespaciais (LEMA).

Projetos
desenvolvimento de estruturas tipo sanduíche, ensaios dinâmicos de painéis compósitos, criação de estruturas por prototipagem rápida, fabricação de estruturas por bobinagem filamentar, projeto de maquinas CNC para fabricação de estruturas compósitas, estudo experimental de proteção térmica para motores de foguetes.